Dicas de construção

Terreno

A primeira etapa para construir uma edificação é a aquisição do terreno, óbvio se você não o possui.
Existem aspectos relevantes e limites físicos e legais impostos ao terreno que vão influenciar diretamente no seu projeto e podem, eventualmente, inviabilizar um determinado plano que você tem em mente.

Escolha pela Área e Localização.

Na procura pelo terreno para a construção, inicialmente pondera-se na localização, na área e o valor, devendo-se tomar alguns cuidados já na escolha. A área necessita ser adequada ao que se pretende construir, deve-se ter uma idéia do que se deseja construir dentro do lote. Nesse momento da escolha já é possível consultar um arquiteto ou profissional qualificado, para ajudar na escolha do terreno.
Quanto à localização, fique atento para os aspectos de distância do Centro, segurança, clima, proximidade de comércio, escolas e linhas de ônibus, é claro que existe a opção de se acolhido num terreno um tanto distante, acolhido pela natureza, vai depender da sua necessidade.

As Limitações Físicas

Os aspectos físicos que podem vir a oferecer limitações à construção são a topografia, a qualidade do solo, tome cuidado com as eventuais encostas e a proximidade de águas, a características do terreno vai influenciar diretamente no projeto estrutural, definindo qual será o tipo de fundação que deverá ser adotada.
É recomendável que se visite a área, conheça o terreno que você está adquirindo e se possível leve consigo um engenheiro ou arquiteto para orientá-lo.
no mercado é comum existirem terrenos aparentemente baratos e que parecem, de inicio, um grande negócio. Todavia podem significar majorados custos em fundações e contenções de arrimo, por causa das suas limitações físicas, convertendo aquela “pechincha” em um grande peso no orçamento.
Em loteamento novo, em que as obras de terraplanagem, e demarcação do loteamento não forma concluídas, deve-se fazer incluir no contrato de compra e venda, a declividade da área a ser adquirida, além das dimensões e posicionamento do terreno.
Verifique a existência de água nas proximidades. Solos muito próximos a regiões alagadas, como rios, lagos e lagoas, apresentam baixa resistência ou foram aterrados, resultando em fundações muito especificas da casa a ser construída onerando o custo da obra.
Existe, ainda, o risco das águas subirem em épocas de grande concentração pluviométrica, cheias, etc.

As Limitações Legais

As limitações legais são as limitações urbanísticas, limitações militares, de higiene e segurança.
As urbanísticas são regulamentos de ordem pública, normalmente exigida pelo órgão Municipal e que protegem a coletividade na sua generalidade. São elas, entre outras, o arruamento, o alinhamento, o gabarito e a taxa de ocupação e construção.
Observar sempre as limitações urbanísticas que são normalizadas pela Lei do Uso e Ocupação do Solo.
As limitações de higiene e segurança são aquelas que visam preservar a saúde dos indivíduos.
As limitações militares se referem a áreas estratégicas de segurança nacional, espaço aéreo ou bases militares
Torna-se imperativo, conseqüentemente, levar em consideração todos esses aspectos legais desde a compra do terreno, pois são de caráter limitativo na hora de conceber e aprovar o projeto.
Procure um profissional para orientá-lo.

Verifique a Documentação
Examine a documentação do terreno, como o registro no Cartório de Registro de Imóveis, de propriedade de quem está lhe vendendo, e as guias pagas do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), para evitar  surpresas desagradáveis. Peça uma certidão no órgão competente para se eximir de responsabilidades.
consulte o Cartório de Registro de Imóveis para verificar se existe alguma hipoteca ou qualquer outro impedimento pesando sobre o imóvel.
Solicite também Certidões Negativas de pessoa física ou jurídica.

Posicionamento e as Dimensões Reais

Contrate um topógrafo para verificar as dimensões do lote e o posicionamento dentro do loteamento, pois existem  casos e não são poucos de invasões de vizinhos que representam ações judiciais que vão transformar seu sonho em pesadelo.
O custo de contratar o levantamento topográfico é baixo em relação ao preço do terreno, e compensa os possíveis aborrecimentos.
Cabe ressaltar que as medidas de qualquer terreno referem-se sempre a sua projeção no plano horizontal, independente de o terreno estar ou não esteja todo em um mesmo nível ou não.

Faça o Registro do Terreno

Negócio fechado, agora você é o novo proprietário do terreno e deve ser providenciado o mais rápido possível o registro do seu imóvel no Cartório de Registro de Imóveis.
este ato impede que o antigo proprietário, aja de má fé e vende novamente o terreno para outra pessoa.
Fique atento e depois destes procedimentos quem tem o registro do imóvel em seu nome é o dono do terreno.

Agora, comece a pensar no projeto.

Deixe um comentário